Luis Costa Vereador - Primavera do Leste / MT

11° Comando Regional da PM pede apoio para melhorias nos serviços em Primavera do Leste

11° Comando Regional da PM pede apoio para melhorias nos serviços em Primavera do Leste

A coronel Francyanne  do 11° Comando Regional da Polícia Militar recepcionou na sede da entidade, em Primavera do Leste (MT), o deputado estadual e presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Delegado Claudinei (PSL). O parlamentar foi cumprir o levantamento das ações realizadas e as principais necessidades da instituição que integra à Região Integrada de Segurança Pública (Risp).

As necessidades urgentes

Em seguida, Claudinei seguiu para reunião conduzida pelos tenentes-coronéis Cleiton de Moura Viana e Gabriel Coutinho. Também estiveram no encontro, o presidente Paulo Marcio Castro e Silva (DEM), o vice-presidente Luiz Costa (PR) e a parlamentar Iva Viana (PDT) da Câmara Municipal de Vereadores.

Os dados do efetivo de pessoal do Comando Regional e das bases da polícia militar nos municípios mato-grossenses de Poxoréu, Santo Antônio do Leste e Paranatinga – com os seus distritos de Santiago do Leste e Gaúcha do Norte – que estão interligadas à instituição, foram apresentadas por Cleiton aos presentes.

Em relação a metodologia de trabalho, o policial militar explicou que atualmente buscam atuar com a inteligência para potencializar o policiamento que, consequentemente, vem resultando na redução de crimes de roubo e furto na região. “A nossa estratégia de comando está na análise criminal. Com estes dados, aproveitamos os nossos policiais na hora e local certos e não ficamos fazendo policiamento só rodando e esperando que cresçam as ocorrências. Na verdade, temos que trabalhar naquilo que dá ocorrência”, informa Cleiton.

Pandemia

Ao falar dos policiais militares serem a linha de frente para atender a sociedade, mesmo no período de enfrentamento a Covid-19, o tenente-coronel Cleiton expôs uma situação inusitada que ocorreu no Núcleo da Polícia Militar de Santo Antônio do Leste, em que 50% da unidade teve os policiais infectados com o novo coronavírus. “Tivemos que fechar o núcleo, mas os policiais militares de Primavera do Leste tiveram que fazer o policiamento. Mesmo com este fato, não deixamos de atender. O Corpo de Bombeiros foi lá para fazer a higienização em todo o ambiente e a viatura também passou por essa assepsia. Hoje, estamos com 80% restabelecida”, relembra.

Rádio Digital

O tenente-coronel Cleiton informou que foi solicitado um orçamento junto a empresa que forneceu o sistema de radiocomunicação digital para o município de Rondonópolis (MT). “Soube que o rádio digital é um equipamento importado. Para nós é primordial para evitarmos a invasão de criminosos na ação da polícia. A gente vem buscando trabalhar junto com as forças de segurança e enfrentar as dificuldades”, explica o policial que complementou que já existem antenas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na região e que garantirá a integração ainda mais entre as forças de segurança pública para fazer as devidas fiscalizações.

Sobre o assunto, o deputado Claudinei informou que se caso não tenha antenas em determinadas áreas – a PRF tem disponível para a devida instalação. “Na verdade, são necessários pequenos investimentos por parte dos municípios que não contam com essa tecnologia, para que possam usufruir do serviço. Este sistema é seguro e evita que o crime organizado possa monitorar o trabalho da polícia. O mais interessante que também permite uma comunicação de longa distância – entre um município e outro”, diz o parlamentar.

Prefeitura

Com essa solicitação do Comando Regional da Polícia Militar, Claudinei levou essa pauta para o encontro seguinte que teve com o prefeito de Primavera do Leste (MT), Leonardo Bortolin (MDB), para a aquisição dos rádios digitais que tem um valor estimado de R$ 130 mil para serem distribuídos para todas as entidades da segurança pública da região. “A relação entre as entidades de forças de segurança é muito forte aqui. Dá para sentir a diferença de Primavera em relação a outros municípios”, comenta o gestor municipal.

Outra demanda que o parlamentar estadual apresentou ao prefeito foi o interesse da Polícia Militar em contar com um Gabinete de Apoio à Segurança Pública (Gasp) que garante que o policial possa servir diretamente ao município. “Essa é aquela lei delegada que envolve uma parceria entre o município e a segurança pública. Este tipo de projeto já acontece em outros municípios de Mato Grosso, como Rondonópolis e Cuiabá. Também, envolve a participação das policias civis e militares, como, também, os bombeiros militar”, explica Claudinei.

Leonardo se dispôs a avaliar essas solicitações, sendo que o Comando Regional vai enviar diretamente os projetos da rádio digital e da Gasp à ele que vai analisar para uma possível parceria e atendimento.

https://minutomt.com

Deixe uma resposta

+ 10 = 11